Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On Linkedin
Household InnovationEmpresas & NegóciosInterbrilho diversifica para escapar da crise

Interbrilho diversifica para escapar da crise

Com mais de 40 anos atuando em produtos de manutenção de automóveis, a empresa expandiu seu portfólio no varejo para os mercados de animais domésticos e acessórios para churrasco

O grupo Interbrilho espera crescer 15% em 2018, diversificando seus negócios. Com mais de quarenta anos no mercado automotivo, recentemente a empresa decidiu apostar nos segmentos de produtos para animais domésticos e de churrasco.

“A primeira diversificação ocorreu há 10 anos, quando lançamos a linha pet. Sentimos que era um mercado crescente. Em 2017, investimos na linha de churrasco. Fornecemos produtos dos três segmentos para os mesmos clientes do varejo”, explica o presidente da Interbrilho, Henrique Caran.

Com sede em Cabreúva (SP), a empresa originalmente era especializada em produtos de limpeza e manutenção de automóveis. “Este ainda é o carro-chefe do grupo. Mas recentemente nós expandimos a linha”, explica Caran. Ele conta que cerca de 70% das vendas são para o varejo. “O restante é para autopeças e postos de gasolina”, destaca.

O executivo revela que a crise foi uma das motivações para adotar a estratégia. “Causou bastante impacto. Decidimos usar nossa força de venda para o varejo e oferecer uma variedade maior de produtos. Os clientes preferem comprar da mesma empresa.”

Em 2017, a Interbrilho faturou cerca de R$ 70 milhões e nos últimos cinco anos obteve crescimento médio de 20%. “A linha de churrasco está sendo um sucesso, não temos concorrentes que ofereçam um mix tão grande. Nos supermercados, existem setores dedicados para grelha e acessórios. É um nicho que está crescendo e é muito carente de produtos”, avalia o executivo. O grupo possui seis marcas para o mercado nacional, sendo quatro para o segmento automotivo, uma de petiscos para cães e a linha de acessórios para churrasco.

Mercado externo

Além da operação no mercado interno, onde a empresa ainda planeja entrar em outros ramos, como o de cosméticos, a Interbrilho está expandindo sua atuação para o exterior com mais duas marcas. “Já estamos há um ano com um distribuidor na Florida [Estados Unidos], vendendo produtos de higiene pets com temática da Amazônia. É um trabalho árduo, não é fácil entrar em um mercado tão competitivo”, assinala Caran.

A linha conta com xampus de coco, açaí e guaraná, chá branco, erva de Santa Maria e Castanha do Pará, além de condicionador, higienizador de banho seco (lava sem necessidade de água) e secador de urina, que transforma os dejetos em pó.

A empresa também trabalha com uma linha de produtos de limpeza automotiva no mercado norte-americano. “Trabalhamos bastante com feiras e investimos através de parcerias com distribuidores. Estamos concentrando esforços no mercado externo.”

O executivo afirma que o grupo estuda o mercado europeu e já realiza vendas na América Latina e Ásia, além de possuir marca própria na Jamaica. Atualmente, o grande foco é os Estados Unidos. “É um mercado que se uma empresa emplaca, gera um número enorme de vendas.”

Fonte: DCI

Comments are closed.

Parceiros