Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Household InnovationEuromonitor RadarPremiunização impulsiona vendas dos detergentes concentrados

Premiunização impulsiona vendas dos detergentes concentrados

Em 2017, as vendas de pro­dutos de limpeza cresceram 2,5% em relação ao ano anterior, movimentando R$ 22,1 bilhões.

Embora o segmento tenha sido um dos poucos que ainda apresentou crescimento durante a crise eco­nômica, a taxa de crescimento se manteve similar à inflação e bem abaixo da taxa média anual vista no período pré-crise, de 9% entre 2012 e 2015.

Uma tendência vista é a busca por produtos de alto valor agregado em determinadas categorias no segmento de limpeza, principalmente naquelas na qual inovação e diferenciação entre as marcas são mais facilmente visíveis. Esse movimento impulsionou a categoria dos detergentes concentrados cujas vendas apresentaram um crescimento de 31% em 2017. Além do forte crescimento no último ano, a categoria ganhou mais relevância em relação às outras categorias de detergen­tes para roupas.

Em 2012, essa categoria represen­tava 2% do total de vendas; em 2017, passou a representar 6%. Um com junto de fatores explica o crescimento dessa categoria. Primeiramente, a combinação da mudança nos hábitos dos consu­midores durante e neste período recente pós a contração econômi­ca juntamente com as mudanças de estilo de vida resultou em uma busca por produtos que ofereçam mais conveniência, facilidade de uso e entrega de resultados supe­riores. Esperamos que até 2022, a categoria represente 19% do total das vendas dos detergentes para roupas.

Esse crescimento acontece após uma ousada jogada da Procter & Gamble que saiu da categoria de detergente em pó em 2016, voltando-se unicamente aos de­tergentes líquidos concentrados. Pellegrini ressalta a importância do aspecto educacional nas cate­gorias mais inovadoras para que esse tipo de produto continue a crescer no Brasil.

O brasileiro passou a selecionar o tipo de produto pensando na oca­sião de consumo. O sabão em pó continua a ser relevante, principal­mente, no dia a dia nas lavagens que não exigem alto poder de eli­minação de manchas. Já os concen­trados são vistos como um produto mais eficaz e, portanto, são mais utilizados nas lavagens pesadas e nas roupas delicadas. As campa­nhas promocionais e publicitárias realizadas pela Procter & Gamble foram vitais para transformar o de­tergente líquido concentrado em um produto onipresente nos prin­cipais varejistas e, mais importante, para educar o consumidor sobre como lidar adequadamente com o produto e obter bons resultados.

Comments are closed.