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Household InnovationEmpresas & NegóciosVersões concentradas de itens da lavanderia diminuem impacto ambiental, segundo estudo

Versões concentradas de itens da lavanderia diminuem impacto ambiental, segundo estudo

A P&G, detentora das marcas Ariel e Downy, é a primeira indústria de bens de consumo no Brasil a ter 100% do portfólio de lavanderia em versões concentradas. Há alguns anos, a companhia vem apostando nesse segmento como parte do seu processo de inovação e sustentabilidade na categoria e atualmente,  98% do negócio global de lava roupas líquido da empresa já é concentrado.

A P&G vem implementando iniciativas que contribuem com a diminuição dos impactos ambientais na categoria de cuidados com as roupas. Foi a primeira multi nacional de bens de consumo a eliminar globalmente os fosfatos do seu portfólio de sabão em pó em 2015, e atualmente as plantas produtoras de Ariel e Downy na América Latina são zero geração de resíduos para aterros sanitários.

Os produtos concentrados da lavanderia tem se mostrado uma excelente opção para consumo pelo seu desempenho, praticidade e equação de valor. Para entender os benefícios ambientais atrelados a esse formato, a P&G encomentou um estudo de  Ciclo de Vida comparativo de Ariel & Downy, que foi realizado pela Environmental Resources Management (ERM), no qual demonstrou-se que as versões concentradas tem impactos ambientais menores nos indicadores de emissão de gases, pegada energética e de água, consumo produtivo de água e energia, e resíduos gerados pelos plásticos das embalagens, quando comparados com suas versões regulares.

A metodologia do estudo considerou os volumes produtivos de Ariel e Downy, informados pela P&G, e a lavagem de 1 kg de roupas como unidade de medida funcional para os cálculos comparativos, levando em conta a dosagem recomendada para cada tipo de produto (regular e concentrado) e aplicando assim as especificações da ERM para cada aspecto ambiental avaliado.

Em outras palavras, os ganhos ambientais por ano(1) , somando  total portfólio da P&G – Ariel e Downy –  são estimados em:

• Redução de 96.600 emissões de gases (dióxido de carbono) ->  equivalente às emissões produzidas por 11.500 famílias(2) em um ano.

• Redução de 9.650 MWh de energia direta e de 550.800 MWh na pegada energética ->  o que equivale fornecimento de energia a 215 mil famílias por um ano;

• Economia de 174 mil m³ no consumo de água direta e de 1.440.000 m³ na pegada de água -> que poderia gerar abastecimento de água para 6.420 famílias durante 365 dias;• Redução de 4.430 toneladas de resíduos plásticos de embalagem -> que se assemelha ao total de resíduos gerados por 2.850 famílias no mesmo período.

“Sabemos que esses são apenas os primeiros passos para práticas mais sustentáveis na categoria e que ainda existe muito pela frente a se fazer. Seguimos investindo em inovação e iniciativas que contribuem com o meio ambiente, assim como na comunicação e educação dos produtos concentrados como uma opção mais consciente de consumo na categoria.”, explica Rodrigo Padilla, diretor da marca Ariel e Downy.

Fonte: Newtrade

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