Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Household InnovationÚltimas notícias Portal Household Innovation

Com apoio da Fundect, pesquisadores da UFGD criam detergente que elimina larvas do mosquito da dengue

  • Written by:

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal da Grande Dourados, coordenados pela professora doutora Alexeia Barufatti, estão desenvolvendo um detergente feito à base do líquido da casca da castanha do caju, que em contato com a água, elimina as larvas do mosquito da dengue.

Esta pesquisa conta com o financiamento do PPSUS por meio da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul).

De acordo com Alexeia, o trabalho do grupo começou em 2015, quando foram realizados os primeiros experimentos com o líquido extraído durante a torra da castanha do caju. O grupo de pesquisa é formado por alunos de iniciação científica, de mestrado, de doutorado, pós-doutorandos, além de docentes da UFGD, UFMS e da UNIFESP.

Segundo o biólogo e pós-doutorando da UFGD, Bruno Amaral Crispim, a ideia é que o composto seja utilizado como um detergente normal nas atividades domésticas, e que indiretamente cumpriria com o objetivo de eliminar as larvas do mosquito Aedes aegypti.

“A partir do óleo da castanha do caju fizemos alterações químicas que tornaram este produto um detergente, que após testes de efeito larvicida, ficou comprovado sua eficácia no combate às larvas do mosquito. Também realizamos testes de efeito ambiental, onde verificamos que este produto ao chegar aos rios e córregos apresenta pouca ou nenhuma toxicidade em organismos não alvos tais como algas, peixes e crustáceos.

De acordo com Bruno, os próximos passos do projeto são testes de segurança para a saúde humana e posteriormente, depois de comprovada a total eficácia do produto, fazer com que as empresas que produzem detergentes “comprem a ideia” e passem a utilizar este composto em seus produtos.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Jornal dia dia 06.02.2020

Bettanin apresenta Noviça Mop original, desenvolvido e produzido no Brasil

  • Written by:

Noviça Mop Original é o mais novo lançamento do portfólio de mops de Noviça, marca da Bettanin.

O novo mop apresenta conjunto mop + balde e tem embalagem inspirada nas cores da bandeira do Brasil.

Com nome que reforça sua originalidade, o produto foi desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro. Noviça Mop Original conta com design único e selo de exclusividade, sendo que sua embalagem traz as cores da bandeira do Brasil – verde, amarelo, azul e branco–  , enquanto o produto apresenta mop + balde nas cores cinza e verde.

Com o padrão de qualidade Bettanin, que une tecnologia, praticidade e eficiência, Noviça Mop Original é ideal para uma limpeza pesada de ambientes de médio a grande porte. O mop é composto por fios 100% em microfibra, com uma maior absorção, e acompanha balde com capacidade total de 13L e capacidade útil de 7L. Garantindo alta performance na limpeza, conta com base articulada, que alcança os cantos mais difíceis, sistema de trava na alça, indicador de nível de água, proteção antirrespingo,  bocal para escoar água e facilitar na finalização da limpeza, sistema giratório resistente a oxidação e cabo inoxidável mais resistente que proporciona alta durabilidade ao produto.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Embalagem Marca 12.02.2020

Casa KM traz marca Amacitel como lava-roupas em pó

  • Written by:

Novidade destinada às roupas brancas e coloridas está sendo lançada com exclusividade no Rio Grande do Sul.

Camisetas, calças, bermudas, vestidos, camisas e diversas peças que precisam de cuidados no dia a dia. Diante da gama de opções de lava-roupas e a busca do consumidor por praticidade e qualidade, a Casa KM — fabricante de produtos para cuidados com a casa e com as roupas — lança o lava-roupas Amacitel, da mesma linha dos amaciantes conhecidos pela qualidade e alta perfumação.

O lançamento que está disponível em cartucho de 1kg, possui o mesmo perfume sofisticado e intenso das versões Toque de Poesia e Alegres Encantos da linha Amacitel Luxo. “Para aqueles que priorizam manter as peças de roupas brancas sem amarelar e as coloridas com as cores preservadas, o novo lava-roupas é a opção ideal, pois cumpre as duas funções em uma única versão. Se o objetivo for manter o aspecto de novo da peça, o produto é eficaz na remoção e prevenção de bolinhas no tecido, além de evitar o desbotamento e atuar na remoção de manchas”, afirma Priscila Borghi, do Marketing da empresa.

Redução de gasto excessivo com a água e respeito pela natureza são dois fatores para optar por produtos que não causam mais danos ao meio ambiente. Por isso o lava-roupas em pó Amacitel contém tensoativo biodegradável e espuma controlada, o que facilita o enxágue, retirando a espuma com mais facilidade, que exige menos gasto com água. Para o tratamento completo das peças, além do lava-roupas, ideal é usar o amaciante Amacitel, que reforça a dupla de peso deixando as roupas perfumadas e macias.