Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Household InnovationDestaques Empresas & NegóciosSoluções naturais concentradas de produtos de limpeza aceleram entrada de novos players no mercado
Banner_linkedin

Soluções naturais concentradas de produtos de limpeza aceleram entrada de novos players no mercado

  • Written by:

Innovarth é distribuidora exclusiva dos super concentrados naturais da TerpenOil no Brasil

Por Estela Mendonça

Muitos estudos e pesquisas vêm destacando o aumento da busca por produtos que promovam bem-estar mental e vida saudável, comportamento que deverá permanecer depois da pandemia.  De acordo com a pesquisa Lifestyle Survey da Euromonitor International de 2019, 54% dos consumidores acreditam que podem fazer uma contribuição positiva ao mundo com suas compras, ao optarem por produtos alternativos e ecologicamente corretos.

Já a Mintel aposta que na próxima década sustentabilidade e responsabilidade social corporativa serão uma das principais áreas de foco das marcas. “Alguns mercados verão o ritmo da globalização diminuir e as marcas de home care se beneficiarão ao procurar influenciar positivamente a vida dos consumidores em nível local. Em outros mercados, a globalização e a consciência global irão se expandir com marcas de home care obtendo sucesso criando produtos e serviços que contribuem para tornar o mundo um lugar melhor”, observa Jamie Rosenberg, analista global sênior da Mintel.

Química verde

Para atender a essas novas demandas dos consumidores, estreantes e consolidados fabricantes de produtos de limpeza passaram a contar com uma nova solução para lançar produtos de alta performance, biodegradáveis e com elegibilidade para selos naturais e veganos: Biosuper, produtos compostos de ativos terpênicos em forma de super concentrados, resultado da parceria entre a TerpenOil, empresa química verde focada em desinfecção, limpeza e tratamento de ar, e da Innovarth, que é distribuidora exclusiva desses novos super concentrados naturais para fabricação de produtos usados na limpeza doméstica, de hospitais, shoppings, indústrias, petshops e lojas de departamento.

“O uso de petroquímicos e sulfatos como ingredientes podem causar sérias alergias e problemas respiratórios nos consumidores, pois possuem um pH muito alcalino, sem contar que toda essa química escorre pelo ralo, contaminando o meio ambiente”, alerta Rafael Maciel, diretor de marketing da Innovarth, explicando que, indicados para produção de limpadores multiuso, limpeza pesada, desinfetantes, limpa-vidros e lava-roupas, os super concentrados Biosuper têm pH neutro e o principal mecanismo de limpeza é por emulsionamento e não por saponificação.

Segundo o executivo, entre os diferencias do Biosuper, está o teste de toxidade oral aguda. Em uma escala global de 0 a 5.000, o produto tem o seu máximo de atoxidade muito próximo da água. “O índice de vegetalização também é um dos mais altos no mercado, além de serem considerados facilmente biodegradáveis, com 60% em menos de 10 dias e de 80% a 100% em até 28 dias”, afirma.

Fácil de formular e superior em todos os sentidos

Outro atributo do Biosuper é que se trata uma matéria-prima que pode ser formulada com muita facilidade. “Com um procedimento operacional muito simples, adicionando-se água, conservante e uma fragrância, você já pode ter um produto pronto pra acelerar no mercado de sustentáveis em muito pouco tempo. Você economiza tempo, dinheiro, transporte, energia e estocagem”, garante, citando como exemplo que 1 litro de multiuso do Biosuper é capaz de produzir 800 litros de limpa-vidros ou 400 litros de um multiuso premium do mercado. “A economia de armazenagem e transporte é absurda, podendo chegar a mais de 40% de redução na pegada de carbono”.

Maciel conta que alguns clientes estão usando a matéria-prima também para “turbinar” as formulações de produtos que já estão no mercado. Além de aumentar a performance desses produtos, novos diferenciais competitivos podem ser acrescentados na embalagem.

Em tempos de pandemia, um dos produtos que ganha destaque é o desinfetante. “Além de ser um produto com um único ativo natural aprovado pela Anvisa, elimina mais de oito bactérias, incluindo Salmonella, Pseudomonas, Escherichia, Clostridium, Staphylococcus e o SARS-CoV-2 em até 30 segundos, em testes comprovados. Hoje, posso dizer que temos um dos melhores desinfetantes do mercado”.

“Quando conheci a matéria-prima, foi amor à primeira vista. Antes mesmo de fechar a parceria com a TerpenOil, distribuímos os produtos formulados internamente entre os colaboradores e testamos na Innovarth e em casa. Passei uma tarde limpando o vidro da sacada de casa e fiquei impressionado com produto e pensei: Isso é o futuro”, conta Maciel.  “Existem diversos paradigmas que precisam ser quebrados quando o assunto é produto ecologicamente correto: que é mais caro de produzir, rende menos, tem performance inferior, é difícil de formular e até mesmo difícil de vender. O Biosuper quebra todos eles”, completa.

Acesse www.biosuper.com.br, cadastre-se e conheça todas as soluções disponíveis.

Comments are closed.

Parceiros