Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Household InnovationCiência & Tecnologia DestaquesAs maiores inovações nas máquinas de lavar
Banner_linkedin

As maiores inovações nas máquinas de lavar

  • Written by:

Lavadoras contam com funções para evitar desgaste das roupas, para economizar água e energia e ainda com conectividade com internet e outros dispositivos smart

Com a conectividade com internet e os recursos de inteligência artificial, as máquinas de lavar ganham inovações e funções cada vez mais tecnológicas. O Shoptime explica o caminho das novidades para você pesquisar antes de escolher a sua nova lavadora de roupas.

As lavadoras e máquinas lava e seca mais modernas, incluindo os eletrodomésticos inteligentes, contam com sensores que detectam o peso das roupas colocadas no tambor, a fim de calcular a necessidade de água nas lavagens e até sugerir mudanças de programa. O foco é manter uma boa eficiência sem desperdício, mesmo em um ciclo com poucas peças.

Há um modelo à venda no Brasil que leva isso ainda mais longe. Com recursos de inteligência artificial, o sistema da máquina lava e seca smart trabalha com sensores que, além do peso, identificam também os tipos de tecidos das roupas colocadas no tambor, a partir de milhares de estudos realizados pela fabricante. Dessa forma, o equipamento sugere programas específicos de lavagem e melhora sua performance, entregando roupas mais limpas e provocando menos desgaste nas peças no longo prazo.

Em outro lançamento no mercado nacional, sensores inteligentes analisam o nível de sujeira da água, no primeiro enxágue, e otimizam o ciclo para lavar, centrifugar, secar e cuidar da roupa da forma mais apropriada.

Economia

Além das funções que fazem mais economia de água, a maioria dos equipamentos inteligentes têm foco em melhorar o uso de energia, para ser mais eficiente gastando menos.

As máquinas de lavar mais avançadas contam com motores Inverter, também chamados de Digital Inverter, uma tecnologia foi desenvolvida com o objetivo de reduzir o consumo de energia. Diferentemente dos compressores tradicionais, que ligam e desligam durante o funcionamento, os motores Inverter nunca se desligam completamente, realizando uma operação mais eficiente e com menos impacto na conta de luz.

Nas lavadoras e máquinas lava e seca mais novas, o compressor Inverter substitui os motores tradicionais, de correias e escovas que geram atrito e ruído. A tecnologia mantém o motor funcionando de forma contínua e estável, com funcionamento eletrônico e magnético, para que a máquina alcance rotação e velocidade mais rapidamente, de forma mais eficiente e silenciosa.

Conectividade e inovação

Nas lavadoras e máquinas lava e seca smart, o destaque é a conectividade com internet, que possibilita operação não apenas no painel, mas também via aplicativo para celular ou tablet ou ainda por assistente virtual, como Google Assistente, Bisby e Siri.

Isso permite o controle e monitoramento à distância, além de informações sobre recursos da máquina, seu funcionamento, consumo de água e energia, etc., e ainda comandos de voz, quando integrada com smart speakers e outros dispositivos.

Pelo painel ou pelo aplicativo, é possível iniciar um ciclo e acompanhar o processo de qualquer lugar. Ao final, uma notificação avisa que a roupa já pode ser retirada. O sistema das lavadoras também pode exibir dicas de lavagens, acrescentar novas programações, avisar quando fazer o ciclo de autolimpeza ou chamar a assistência técnica para reparos e revisões, entre outros alertas.

Falando de novas tecnologias, diversos modelos de lavadoras contam com lavagem a seco e jato de vapor que elimina ácaros e bactérias. Com vapor liberado pela parte inferior do tambor, todas as peças são envolvidas para remoção de sujeiras profundas e 99,9% das bactérias e alérgenos inativos.

Outra novidade são os jatos turbo no tambor, que atingem as roupas com água e sabão em diversas direções, para lavagens mais rápidas, mais limpeza e cuidado com os tecidos.

Diversas marcas também redesenharam os tambores das máquinas, a fim de melhorar a performance e até ajudar na economia. Especialmente nas lavadoras de tampa frontal, o sistema realiza movimentos diferentes do tambor para maior eficiência e higienização, dependendo do ciclo escolhido.

Em algumas lava e seca, é comum encontrar o recurso de ciclo ultra-rápido, para quem precisa lavar uma pequena quantidade de roupa sem perder tempo. Entre lavar e secar, em menos de 60 minutos você pode ter algumas peças do dia a dia limpas, secas e prontas para usar.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Techtudo 05.07.2021

Comments are closed.

Parceiros