Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Household InnovationCiência & TecnologiaCientistas descobriram o jeito mais eficiente (e sustentável) de lavar roupa

Cientistas descobriram o jeito mais eficiente (e sustentável) de lavar roupa

  • Written by:

Pesquisa aponta que lavar peças em ciclos rápidos e frios preserva os tecidos por mais tempo e economiza energia – além de impedir que microfibras poluam mares e oceanos.

Acadêmicos da Universidade de Leeds, no Reino Unido, e especialistas da empresa Procter & Gamble, que fabrica, entre outras coisas, produtos de limpeza, investigaram e descobriram como a máquina de lavar pode afetar o desbotamento, a cor e a liberação de microfibras nas roupas. O estudo foi publicado nesta quarta-feira (15) na revista Dyes and Pigments.

Em uma primeira observação, os experts descobriram que diminuir o tempo do ciclo de lavagem e deixar a água mais fria pode prolongar significativamente a vida útil dos tecidos e reduzir a quantidade de corante e microfibras depositados no meio ambiente. Sabe-se que, uma vez que saem pelos ralos de nossas casas, essas micropartículas podem chegar a mares e oceanos, onde se decompõem na forma dos chamados microplásticos – ingeridos por animais marinhos, terrestres e até por nós mesmos.

 

 

 

 

 

Fonte: Revista Galileu 15.01.2020

Comments are closed.