Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Household InnovationDestaques Matérias EspeciaisCovid-19 acelera tendência wellness em produtos de limpeza

Covid-19 acelera tendência wellness em produtos de limpeza

  • Written by:

Cresce demanda por produtos que promovam bem-estar e reforcem estilo de vida saudável 

Por Estela Mendonça

A pandemia da Covid-19 em muitos aspectos trará mudanças mais duradouras no comportamento dos consumidores. Estudos e pesquisas vêm destacando que a tendência wellness, com significativo aumento da busca por produtos que promovam bem-estar mental e vida saudável, continue a avançar mesmo depois da pandemia.

“Mesmo antes da pandemia de coronavírus atingir a economia global, consumidores de todo o mundo estavam buscando bem-estar interno, recorrendo a novas tecnologias e tendências no setor de saúde e bem-estar”, afirma Pavel Marceux, analista da Euromonitor International, na série de artigos sobre os impactos da pandemia.

A empresa de pesquisas aponta que as tendências de bem-estar em casa estão se acelerando, o que inclui a adoção de produtos e conteúdos digitais de bem-estar, especialmente nutrição, cuidados com a saúde e itens que façam o consumidor se sentir bem em casa.

Uma pesquisa realizada no início de abril pela Accenture revelou que 60% dos mais de 3 mil entrevistados disseram que  estão dedicando mais tempo ao autocuidado e bem-estar mental. Outros 50% afirmaram que estão comprando mais preocupados com a saúde e 45% estão fazendo escolhas mais sustentáveis. “As mudanças no comportamento e em hábitos de consumo devem superar o período da pandemia, estendendo-se muito além dos próximos 18 meses e possivelmente por boa parte desta década”, diz Oliver Wright, diretor e líder da prática global de bens de consumo da Accenture.

Mais feliz em casa

Especificamente ao que se refere aos produtos de limpeza doméstica, o conceito wellness também se verifica. De acordo com estudo The Future of Household Cleaners 2020, divulgado em março pela Mintel, considerando a pandemia do coronavírus, as marcas de produtos de limpeza têm a oportunidade de capitalizar a consciência do consumidor de que a limpeza pode contribuir para melhorar a saúde mental e fazer as pessoas se sentirem mais felizes em suas próprias casas.

A Mintel avalia que durante esse período de pandemia e após ele, o foco do consumidor na saúde levará a uma limpeza mais diferenciada, afastando a ideia de “um produto serve para tudo”. A Unilever, em sintonia com essa tendência, ampliou o portfólio da marca CIF. Entre os lançamentos, está a Linha CIF Perfumes, nas versões Relaxante, Harmonizante, Evolvente, Energizante e Purificante. “CIF Perfumes transmite bem estar e limpa sem danificar ou alterar a cor original do seu piso. Permita-se viver essa sensação com perfumes exclusivos que transformam o ambiente da sua casa”, destaca o site marca, que também colocou no mercado CIF Limpeza de Superfícies + Brilho no formato em aerossol, além de tira-limo e limpadores específicos, como Cif Multiuso Sensitive, que é dermatologicamente testado e que oferece cuidado suave para as superfícies. Possui extratos naturais para poder limpar objetos e brinquedos, além de ser livre de corantes, amoníaco e cloro.

Unilever ampliou a linha CIF para atender demandas diferenciadas

A linha de Limpadores Perfumados Ypê Premium também convida para sensações e emoções em fragrâncias  inspiradas em perfumaria fina, e que prometem ambientes perfumados por até 24 horas, trazendo bem-estar. São elas: Amor de Verão, Jardim Secreto, Azul tropical e Doce Vida.

Ypê Premium promete ambientes perfumados por até 24h

Importância da fragrância

Segundo a análise da Mintel, apesar de as preocupações com a saúde serem um pilar importante, o perfume é uma parte crucial no processo de compra de produtos de limpeza doméstica e contribui ativamente para o prazer das tarefas de limpeza. No Brasil, 53% dos usuários de produtos de limpeza doméstica classificaram o tipo de perfume que gostam como um fator importante na escolha, conforme apurado pela empresa em pesquisa com 1.472 internautas com mais de 16 anos que usaram produtos de limpeza doméstica nos últimos seis meses, exceto produtos para tecidos.

“Embora a ligação entre humor e perfume seja mais explorada nos cuidados com as roupas e no cuidado com o ar, o alinhamento emergente entre limpeza e humor oferece oportunidades para os limpadores seguirem o exemplo”, diz Richard Hopping, analista sênior da Mintel, que cita como exemplo o limpador da Mrs. Meyer, que destaca na frente da embalagem como seu perfume de menta e baunilha pode “aquecer o coração e acalmar a alma”.

Limpador Mrs. Meyer “aquece o coração e acalma a alma”

Juntamente com ingredientes aromaterapêuticos, capazes de melhorar o humor, a Mintel recomenda que as marcas avancem e usem mensagens na embalagem para demonstrar mais claramente como os aromas dos produtos de limpeza podem contribuir ativamente para uma experiência de limpeza mais positiva e agradável.

O estudo também destaca a ligação entre comida e bem-estar emocional. “A adição de aromas gourmet ou comestíveis aos produtos de limpeza doméstica pode lembrar os consumidores de certos alimentos que aumentam o humor para capitalizar o forte vínculo entre o que as pessoas comem e o humor”, diz Hopping, que cita como exemplo fragrâncias de nozes, cacau e baunilha. “Atualmente, existem  muito poucos lançamentos inspirados em alimentos e bebidas em produtos de limpeza, indicando uma oportunidade para preencher esse espaço”.

A Mintel prevê que o mercado de limpadores domésticos atinja US$ 12,1 bilhões em 2020, um aumento de 5,4% em relação a 2019. “Os mercados emergentes são responsáveis pelo crescimento mais rápido dentro da categoria, embora alguns estejam confiando no crescimento da população e não no aumento do gasto per capita, por isso ainda há espaço para um crescimento ainda maior”, aposta Hopping.

Naturalidade das fórmulas

Jamile Trevini, analista de marketing sênior da Kaapi Fragrâncias, atenta para dois aspectos do bem-estar relacionados aos produtos de household: a naturalidade das fórmulas e as experiências olfativas. Ela lembra que, assim como em outros grandes mercados, também em household observa-se um aumento expressivo na procura por produtos que sejam menos agressivos à saúde e ao meio ambiente. “É crescente o surgimento de produtos para limpeza doméstica livres de compostos petroquímicos, não testados animais e livres de ingredientes de origem animal, biodegradáveis e com base vegetal. Esse trabalho de reformulação tem dado espaço aos óleos essenciais, que passaram a compor o rótulo desses produtos”.

Jamile Trevini, analista de marketing sênior da Kaapi Fragrâncias

A Analista cita estudos publicados por órgãos norte-americanos, como a U.S. National Library of Medicine, que defendem de modo científico as ações antimicrobianas dos óleos essenciais. “Alguns deles, como cravo e alecrim, são bastante eficientes no processo de higienização e desinfecção contra bactérias, vírus e fungos. Mas para que a eficiência desses produtos seja completa, é imprescindível fazer uso de ingredientes de qualidade”.

Um processo de destilação cuidadoso, segundo Jamile, é primordial na garantia da qualidade de um óleo essencial. “Esse certamente é um dos diferenciais da Kaapi Ingredientes, que oferece ao mercado produtos de alta performance e procedência confiável”. Além do cravo e do alecrim, a empresa possui em seu portfólio uma vasta gama de outros óleos essenciais, como lavandin grosso, fava tonka, pimenta rosa e patchouli, todos devidamente extraídos e com todos os direitos nacionais regularizados. “Claims relacionados ao natural e ao vegano costumam ser atendidos com muito sucesso pela empresa, pois sua gama de óleos essenciais e expertise no assunto facilitam a interpretação e atendimento de briefings que tendem a essas especificidades”.

Cheiro de bem-estar

Quanto às experiências olfativas, Jamile reforça que as fragrâncias têm um papel fundamental na expressão dos sentidos, sendo capazes de gerar inúmeras percepções. É nesse contexto que elas são, muitas vezes, utilizadas como peças-chave na formulação de produtos que queiram transmitir através do cheiro uma ideia de conforto, frescor ou relaxamento.

“O olfato está fisiologicamente ligado aos mecanismos que regem as emoções. Sabe-se, por exemplo, que fragrâncias mais frescas e límpidas são capazes de remeter ao relaxamento e à tranquilidade, caminho olfativo bastante adequado para o conceito wellness”, explica, citando ativos como lavanda, camomila e erva-doce. Já as notas cítricas, que incluem, por exemplo, limão, laranja e bergamota, são bastante comuns em produtos destinados à limpeza doméstica, pois além de tornarem o ambiente mais refrescante, sua sensação olfativa costuma remeter ao bom humor e à energia.

Um dos diferenciais da Kaapi Fragrâncias são as moléculas captivas Unique, uma linha exclusivamente desenvolvida pelos perfumistas da empresa, entre elas, Jamile destaca os captivos U. GOLD, que concede naturalidade às fragrâncias, e U. SILVER, desenvolvido para dar volume e enriquecer as criações, especialmente as florais, concedendo mais naturalidade às notas de saída.

“A Kaapi Fragrâncias agrega valor aos produtos e serviços de seus clientes e parceiros todos os dias, baseando-se em estudos de mercado, ingredientes de altíssima procedência e qualidade e, além de muito conhecimento técnico e relacionamento”, completa.

Saudade de lugares

Confirmando o impacto das fragrâncias no estado emocional, o estúdio criativo Uncommon, do Reino Unido, em colaboração com a marca de perfumes artesanais Earl of East marca de perfumes artesanais Earl of East lançou uma coleção de velas de cera de soja em edição limitada que cheiram aos “lugares que mais sentimos falta” durante o bloqueio – The Local, The Cinema e The Festival.

“O perfume tem uma maneira única de conjurar memórias e nos transportar para lugares que gostaríamos de estar. Embora ainda possamos sonhar com destinos distantes, na verdade são os lugares mais próximos de casa que mais sentimos falta”, diz Niko Dafkos, co-fundador da Earl of East, no blog da marca. Cada vela vendida apoia o trabalho da Hospitality Action para ajudar as pessoas do setor de hospitalidade.

Velas com cheiros que remetem aos “lugares que sentimos falta”

A Factor-kline também reforça em seu relatório “Home Fragrances: U.S. Market Analysis and Opportunities”, que a tendência de bem-estar continuou a crescer com ainda mais força à medida que novos players entraram na categoria de fragrâncias para o lar, citando como tendência as várias marcas pelo mundo que estão lançando velas perfumadas com óleo de cannabis, como as marcas P.F. Candle, Malin + Goetz, e Kushed Candles. “O óleo essencial de cânhamo fornece um aroma terapêutico que promove o equilíbrio da mente e do corpo, liberando o estresse, relaxando o corpo e elevando o espírito”, garante o site da Kushed.

Vela da Kushed com óleo essencial de cannabis

O Buddha Spa, a maior rede de spas urbanos do país, está lançando sua linha home de produtos sensoriais. Agora, a experiência do despertar dos cinco sentidos vivida dentro das unidades Buddha Spa pode ser usufruída também na casa do cliente. “O objetivo é levar o nosso propósito de bem-estar e relaxamento onde o consumidor estiver”, afirma Gustavo Albanesi, CEO do Buddha Spa.  A nova linha Home tem óleos essenciais, difusor de ambiente e sabonete líquido.

Linha Home Buddha Spa: cinco sentidos em casa

A L’Occitane en Provence também redesenhou sua linha de produtos para casa e lançou a Art de Vivre, com sabonetes e odorizantes de ambiente como velas, perfumes para ambiente e difusores em quatro fragrâncias com combinações de óleos essenciais. Para momentos de redescoberta pessoal, a fragrância Fonte de Harmonia apresenta óleos essenciais de cipreste, tomilho, eucalipto, zimbro e ylang-ylang. Inspirada na alegria de viver e vivacidade da Provence, Immortelle Delicada tem uma fragrância floral aromática com os óleos essenciais de immortelle, manjericão, cipreste, eucalipto e litsea cubeba. Sopro de Liberdade é cítrica aromática e recria a sensação de frescor da brisa marítima com óleos essenciais de pinho, menta, alecrim, laranja doce e litsea cubeba. Abrigo de Serenidade completa o quarteto de fragrâncias e reúne óleos essenciais de lavanda, conhecido por suas propriedades relaxantes, laranja doce, bergamota, mandarina e gerânio.

Art de Vivre, da L’Occitane en Provence, em quatro fragrâncias

A vela Fragrância Real, da Granado, representa o frescor e a riqueza da flora e fauna brasileiras, com notas cítricas e vibrantes na saída, evidenciadas pela efervescência do gengibre. A estampa, pintada à mão em tinta guache, valoriza a cultura e natureza do Brasil. Com acabamento em hotstamping dourado, perfuma e decora o ambiente. A vela é fabricada artesanalmente, não libera fumaça escura e tem duração prolongada. A latinha, além de decorativa, protege a cera e o perfume da vela.

Fragrância Real, da Granado, com duração prolongada

Comments are closed.

Parceiros