Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Household InnovationCiência & Tecnologia DestaquesÉ criado o método de medição confiável de microplásticos liberados durante a lavagem
Banner_linkedin

É criado o método de medição confiável de microplásticos liberados durante a lavagem

  • Written by:

O primeiro método de teste que pode medir com segurança a quantidade de pequenas partículas de plástico liberadas de têxteis durante a lavagem doméstica foi desenvolvido por cientistas

As partículas – menores que 5 mm – são conhecidas como microplásticos e são de particular preocupação para os ambientalistas devido ao seu potencial de acumulação e poluição nos oceanos. Eles também podem ser ingeridos pela vida marinha e entrar na cadeia alimentar humana, com implicações para a saúde.

A pesquisa foi liderada por Mark Sumner, professor de Sustentabilidade, Varejo e Moda na Escola de Design da Universidade de Leeds.  “Ser capaz de medir com segurança a quantidade de microplásticos liberados durante a lavagem doméstica é um passo vital para entender a escala do problema e, portanto, quais ações são necessárias para resolvê-lo. Além do potencial dano à vida marinha e humana, os microplásticos comumente contêm aditivos como amaciantes ou agentes antibacterianos que podem ser prejudiciais se liberados no meio ambiente”.

A pesquisa foi apoiada pelo The Microfibre Consortium, que trabalha com a indústria têxtil para minimizar a fragmentação da fibra e liberação para o meio ambiente. Foi implementado para os membros do Consórcio, que inclui marcas de roupas, varejistas e fabricantes de têxteis e agora está pendente de implementação comercial, que resultará na adoção de medidas padrão em toda a indústria. O método também está sendo considerado por organizações de normalização europeias e internacionais.

As máquinas de lavar variam muito em termos de velocidade de centrifugação, duração do ciclo e uso de água. Como esses fatores têm um grande impacto na liberação do microplástico, um método de teste baseado no uso de máquinas diferentes era inerentemente inconsistente.

“O novo teste usa um sistema chamado ‘gyrowash’ que replica as ações encontradas em uma variedade de máquinas de lavar”, disse o Sumner.

“Usar este sistema significa que temos confiança de que os resultados obtidos são representativos e confiáveis ​​- podemos usar esse método para comparar os resultados em uma ampla gama de tipos de tecido à medida que exploramos soluções para a liberação de microfibras. Não podemos avaliar e comparar a liberação de microfibra em toda a indústria sem um teste confiável . Esperamos que este método forneça a base para determinar a escala de liberação de microfibra, bem como ajude no processo de encontrar soluções para a poluição de microfibra”.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Phys 11.03.2021

Comments are closed.

Parceiros