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Mercado de produtos de auto care seguirá aquecido até 2028

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Vendas globais de itens para cuidados automotivos atingiram US$ 10,36 bilhões em 2020

Por Estela Mendonça

A Grand View Research avaliou o mercado global de produtos de cuidados automotivos em US$ 10,36 bilhões em 2020 e prevê expansão anual de 4,3% entre 2021 e 2028. Os produtos para limpeza de automóveis lideraram o mercado e representaram mais de 31% de participação na receita global em 2020. Além disso, vem crescendo a demanda por produtos de lavagem a seco, devido às crescentes preocupações ambientais deve impulsionar o segmento.

O segmento de ceras para carros, segundo a Grand View Research, também deve ser impulsionado. Formulados para preencher pequenos arranhões e dar brilho ao veículo, os produtos ajudam a reduzir os custos regulares de reparo e retoque de superfícies. A previsão também é de alta para os produtos para limpeza do interior do veículo, por conta da crescente conscientização entre os proprietários sobre a necessidade de desinfecção, reforçada pela pandemia.

Usados em alta

No Brasil, a falta de componentes eletrônicos e a alta dos preços do automóvel novo têm impulsionado o mercado de usados. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a elevação em maio foi de 18,9% em relação a abril. No acumulado de 2021, as vendas de usados cresceram 59,2%. Este cenário também pode ajudar a impulsionar o mercado de cuidados automotivos.

Para Gustavo Braga, diretor de comunicação da Carupi, uma startup de vendas online de veículos usados, com o aumento recente na participação dos carros usados e seminovos no mercado automotivo, um setor que foi diretamente aquecido foi o de preparação e conservação estética de veículos. “Para manter o carro usado sempre bonito e protegido da deterioração causada pelo tempo, o setor está em constante aperfeiçoamento de técnicas de conservação”.

Gustavo Braga, diretor de comunicação da Carupi

Braga ressalta que a lavagem, a higienização interna e o famoso “pretinho” dos pneus são maneiras rápidas e baratas de manter o veículo sempre agradável de olhar e dirigir, mas que a estética automotiva vai muito além disso, citando algumas aplicações mais sofisticadas para a conservação dos veículos, como polimento, cristalização, vitrificação e até polimento dos faróis. “Enfim, com o mercado automotivo ainda está se adaptando ao novo normal da pandemia, vemos bastante atenção sendo direcionada aos processos de embelezamento e prevenção de deterioração, tanto para aqueles que resolveram ficar com seus carros por mais tempo, quanto por aqueles que querem valorizar seu ativo para conseguir um melhor valor na hora da venda”, completa.

Líder de vendas

A Proauto, da 3M, no mercado há mais de 40 anos, ocupa o primeiro lugar no ranking nacional de vendas no Brasil pelo 9º ano consecutivo, segundo a Nielsen. Seu portfólio conta atualmente com mais de 100 produtos. Um de seus destaques é a Cera Aerossol Proauto, desenvolvida para facilitar o enceramento. Além de ser prática por ser apresentada em aerossol, pode ser aplicada também com seu veículo ainda molhado.

A Rodabrill, uma marca do Grupo Interbrilho, é também uma das mais antigas do mercado. Fundada em 1974, em uma época em que se iniciava a expansão da indústria automobilística no Brasil, um de seus lançamentos mais recentes é o Tira Cheiro Neutralizador de Odores Rodabrill, que ajuda a eliminar a percepção de odores desagradáveis no interior do carro, deixando um perfume suave onde é aplicado.

O Ecco Dry Auto, que faz parte do portfólio de cuidados automotivos da Greener Solutions, é um detergente para lavagem a seco de veículos, que atua na limpeza efetiva de sujidades em latarias e vidros, com elevada espalhabilidade, não provocando riscos na pintura. O produto, que forma uma película de proteção e brilho duradouro após aplicação, tem como principal apelo a sustentabilidade, já dispensa o uso de água.

Lançamento recente da Sikkens, marca automotiva da AkzoNobel, o Sikkens Autoclear Lights torna mais simples a restauração de faróis opacos, poupando os proprietários de carros do custo de substituição. Inovador, o aerossol é catalisado na hora do uso, com a liberação do endurecedor por meio de apenas um clique na embalagem, proporcionando maior resistência ao verniz. Com essa apresentação, dispensa o uso de pistola, agilizando a aplicação e evitando desperdícios.

A BioForcis Soluções Tecnológicas durante a pandemia apresentou uma linha completa de produtos de limpeza para veículos, com ação antibacteriana e antiviral, entre eles um item multifuncional para limpeza a seco. Sua formulação possui tensoativos e minerais nobres, que criam uma película entre a camada de sujeira e a superfície do veículo, facilitando a limpeza e deixando um brilho que permanece por mais tempo. Ele pode ser aplicado em todas as partes do veículo, como plásticos, vidros, tecidos, couro, borracha ou lataria.

A Autoshine inovou e faz sucesso quando trouxe ao mercado a linha de ceras coloridas ColorShine, que contém pigmentos que reavivam a cor da pintura dos veículos.  A cera contém PTFE (politetrafluoretileno) em sua composição, uma substância com baixo coeficiente de atrito, proporcionando extrema repelência à água e reduzindo os riscos e manchas. Também contém alta concentração de cera de carnaúba, que protege a pintura e cria uma película cristalina.

A DryWash desenvolveu o que ela classifica como o “primeiro detergente de limpeza a seco” para a parte interna de veículos, o Ultra Limpador. Ele pode ser usado em superfícies de plástico, vinil, couro, tecido e até madeira, exceto lataria e vidros. Sua densidade concentrada evita escorrimento e desperdício.

O Limpa Couro Cadillac, empresa paranaense de produtos automotivos, é eficaz e seguro para limpeza de couros naturais e sintéticos. O produto conta com agentes limpantes que flotam as sujidades presentes na superfície e as removem por completo, por ação mecânica. Com borrifador criador de espuma, facilita a remoção e flotação de sujeiras aderidas às superfícies.

A Luxcar, uma das marcas de produtos automotivos mais vendidas em supermercados, conta em seu portfólio com o Cristalizador de Vidros Waterlux Luxcar, especialmente desenvolvido para dispersar a chuva, granizo ou lama durante o contato. O produto aumenta o campo de visão e reduz o estresse provocado durante longas viagens em dias chuvosos, além de formar um filme que adere ao vidro, fazendo a água escorrer rapidamente pela aerodinâmica quando o carro está em movimento.

Higienização rigorosa

A mudança nos hábitos de higiene provocada pela pandemia também se verificou no mercado de limpeza automotiva. Vicente Gomes Oliveira, especialista de produtos home care da distribuidora de produtos químicos da quantiQ, observa que há quem prefira lavar o carro por conta própria, mas também os que procuram estabelecimentos que se adaptaram para oferecer lavagens completas, com higienização interna seguindo protocolos muito mais rígidos. “O crescimento do mercado de saneantes gera oportunidades para reformular, estender linhas e garantir maior espaço entre as grandes marcas”, avalia.

Vicente Oliveira, especialista de produtos home care da quantiQ

Tanto para a limpeza doméstica quanto para a limpeza profissional, a quantiQ oferece uma ampla variedade de matérias-primas para a produção de shampoos automotivos, limpa-vidros, ceras polidoras, desengordurantes, desengraxantes dielétricos, removedores, entre outros. Em parceria com a Total e a Oxiteno, a empresa distribui especialidades químicas, solventes e tensoativos para auto care.

Oliveira destaca a combinação de tensoativos da Oxiteno, como Alkopon® CN (lauril éter sulfato de sódio), Ultranex® NP 95 (nonilfenol etoxilado) e Alkolan® CD 60 (dietanolamida de óleo de coco ou amida 60), que conferem espumação e detergência sem danificar a lataria.

Já os solventes da Total, como Spirdane® D40, Spirdane® D60, Ketrul® D80 e Ketrul® D100, são utilizados na fabricação de ceras líquidas, removedores e desengraxantes. “Para produtos base água, a aposta dos formuladores alia os solventes oxigenados, como o butilglicol e etildiglicol, com solubilizantes e emulsionantes, como o Alkonat® L 40 (álcool láurico etoxilado 4 EO) e Alkonat® CE 200 (álcool cetoestearílico etoxilado 20 EO)”, destaca Oliveira.

A distribuidora conta também com diferentes serviços e representa marcas de corantes, espessantes, alcalinizantes e preservantes. Para mais informações: [email protected] ou quantiQ.

Proteção do silicone

Barbara Nogales, analista de desenvolvimento de produtos do Grupo MCassab, ressalta que o segmento de auto care está em constante expansão, citando uma pesquisa realizada pela ReportLinker, que projeta crescimento no mercado global desses produtos de US$ 11,8 bilhões em 2019 para US$ 16,1 bilhões em 2027.

Bárbara Nogales, analista de desenvolvimento de produtos da MCassab

“O mercado oferece cada vez mais produtos diferenciados, com diversos benefícios e excelentes resultados em estética automotiva”, afirma Bárbara, lembrando que, além dos cuidados estéticos, com a pandemia, a preocupação com uma higienização eficaz também ganhou destaque entre os brasileiros. “Alguns aplicativos de transporte, por exemplo, estão oferecendo serviços de limpeza para os carros, garantindo uma maior proteção”.

A especialista destaca que as formulações que contenham silicones auxiliam na limpeza e garantem a conservação das peças dos veículos. “Os silicones são ingredientes essenciais para formulações para o mercado de auto care. Eles promovem a hidratação dos componentes do veículo, servindo como proteção e lubrificação nas peças do automóvel”.

A Linha Bluesil® da Elkem Silicones, representada do Grupo MCassab, segundo Bárbara, possui fluídos e emulsões de silicones para a fabricação de produtos da linha automotiva.  “Esses produtos têm diversas aplicações para a parte externa e interna do veículo, conservação da lataria, repelência de água e tratamento dos estofados, peças de plástico e couros, resultando em um produto acabado com excelente performance e qualidade”, explica.

Limpeza dos bancos

Para Milena Porfirio, suporte de mercado de personal care e HI&I para a América do Sul da Brenntag, é um quesito de manutenção que o consumidor brasileiro não abre mão, visando especialmente manter a proteção e a conservação do veículo. Para isso, diversas formulações são demandadas. “A Brenntag, atenta e proativa nesse mercado, traz inovações e soluções para nossos clientes. Em parceria com a Wacker, destacamos dois ativos: o LIOSIL ® HC 303 e o LIOSIL ® HC 1570”.

Milena Porfirio, suporte de mercado de personal care e HI&I da Brenntag

O LIOSIL ® HC 303, segundo Milena, é uma emulsão catiônica de base água que promove impregnação no tecido, evitando a permeabilidade de líquidos, sendo indicado para a limpeza de estofados. Por ser uma tecnologia base aquosa, oferece a segurança de uso, já que não possui teor de inflamabilidade nem potencial de toxicidade. “Além disso, LIOSIL HC 303 é amplamente compatível com agentes bactericidas, o que torna possível desenvolver formulações de impermeabilizantes de tecidos com ação sanitizante, atributo  de grande procura do consumidor”.

Já o LIOSIL ® HC 1570 é uma emulsão de alto peso molecular e viscosidade média que promove a ação de hidro repelência, possui excelente espalhabilidade e evita a impregnação de sujidades, mantendo a superfície limpa por mais tempo, já que é capaz de criar uma película protetiva que repele sujeiras e resistência a intempéries. “Outro benefício do ingrediente está na ação de polir e ser um excelente doador de brilho para a superfície tratada”, ressalta Milena, acrescentando que, para as duas soluções apresentadas, a Wacker conduziu diversos testes de eficácia, que garantiram a performance prometida.

Para garantir a conservação das formulações, a Brenntag, em parceria com a IFF, oferece o Bioban HG 427, um agente conservante de amplo espectro contra bactérias e fungos, que apresenta eficácia com baixa concentração de uso, além de alta estabilidade em temperaturas acima de 50°C e em diferentes faixas de pH. “O Bioban HG 427 é amplamente compatível com diversos ingredientes utilizados nas formulações de cuidado automotivo”, completa Milena.

Alta performance

‘’Embora seja um mercado muito grande e com ampla diversidade de produtos e custos, temos observado uma movimentação expressiva na busca por matérias-primas de performance em auto care e no lançamento de produtos mais robustos’’, destaca Eduardo Scandoleiro, gerente da Unidade de Negócios  Home Care & Industrial Cleaning da Univar Solutions Brasil.

Eduardo Scandoleiro, gerente da Home Care & Industrial Cleaning da Univar Solutions Brasil

Para atender esse mercado, de acordo com Scandoleiro, a Univar Solutions conta com uma experiente equipe técnica e um moderno e bem estruturado centro de soluções, além do apoio e tecnologia de seus parceiros, com destaque para a distribuição exclusiva no Brasil dos silicones da Dow. “Conseguimos fornecer as mais diversas soluções em performance nesse segmento, que compreendem desde produtos básicos e linhas populares até produtos de detalhamento automotivo, para os quais conseguimos realizar testes em conjunto com o time da Dow e em nosso bem equipado Centro de Soluções em Osasco’’.

Entre essas soluções, o gerente da Univar Solutions destaca o Dowsil® HV-496 Emulsion, uma emulsão de silicone que promove brilho e efeito revitalizador em plásticos, couros, pneus e peças de borrachas do carro, resgatando sua aparência de mais novo e bem cuidado. “Por ser uma emulsão, pode ser utilizada facilmente em fórmulas à base d’água e livre de solventes, que confirmam a tendência de sustentabilidade também para este mercado”.

O XIAMETER™ OFX-5211 Fluid, outra indicação em fórmulas à base d’água,  promove efeito antiembaçante e excelente repelência à água aos para-brisas e vidros laterais. Já o XIAMETER™ OFX-0531 Fluid é uma tecnologia que entrega alto brilho e fixação na lataria, além de ajudar na repelência à água com efeito de longa duração e proteção contra agentes externos, como sol forte, chuva ácida, dejetos de pássaros, seivas vegetais, poluição e outros, aumentando a proteção à pintura do carro e melhorando o aspecto geral do veículo.

Scandoleiro promete novidades para os próximos meses: “Além das diversas opções de produtos e suas combinações sinérgicas, estamos pesquisando e preparando um novo kit de fórmulas inovadoras para auto care, que serão lançadas em breve em parceria com a Dow”, finaliza.

Soluções perfumadas

Daniel Almeida, diretor comercial da Adhespack

“Alguém já teve a experiência de tentar sentir a fragrância de um aromatizador de carro no ponto de venda e não conseguir por causa do tipo de embalagem ou blister?”, questiona Daniel Almeida, diretor comercial da Adhespack, Adhespack é uma empresa brasileira com presença global, com mais de 20 anos de atuação no mercado de amostragens de fragrâncias e cosméticos, que oferece uma solução para resolver este problema, além de evitar a violação das embalagens e a perda de produtos no ponto de venda: a etiqueta perfumada SCENT CRYSTAL.

“A solução SCENT CRYSTAL consiste em uma etiqueta autoadesiva com a aplicação da fragrância a ser divulgada, que pode ser fixada de forma automatizada e diretamente sobre a embalagem ou blister do produto, permitindo ao cliente uma experiência olfativa sem violar embalagem do produto”, explica Almeida.

 

Scent Crystal evita violação das embalagens

Almeida reforça que a experiência olfativa no ponto de venda de forma efetiva é fundamental para completar a jornada de compra do cliente, impactando diretamente no aumento das vendas. “Podemos comprovar este fato através de relatos recebidos de clientes que já estão utilizando esta tecnologia há alguns anos, como é o caso dos aromatizadores de ambiente da Secar, um dos muitos segmentos de produtos que podemos aplicar nossa tecnologia”.

De acordo com Almeida, outra forma de divulgação de produtos, marcas e fragrâncias oferecida pela Adhespack é solução SCENT TAG, que consiste em um cartão com formatos e impressões customizadas para impregnação de fragrância, que pode ser distribuído, por exemplo, como brinde para pendurar no retrovisor dos veículos.

Scent Tag é um cartão com fragrância impregnada

Limpeza biológica

Entre os atributos mais valorizados em produtos para lavagem de veículos, os mais desejados são facilitar a limpeza, melhorar e preservar a aparência, diminuir a necessidade da frequência das lavagens e reduzir o consumo de água. São justamente esses benefícios oferecidos pelo NOVOTEC® CB 800, um aditivo natural de alta performance para detergentes de limpeza convencional e automotiva.

“O NOVOTEC® CB 800 confere propriedades repelentes de sujeira em diversas superfícies. Ele tem como principal propriedade a formação de uma película hidrofílica protetora. O filme formado facilita a remoção de sujidades e proporciona o efeito easy-to-clean”, destaca Vanessa Arruda, gerente técnica da IMCD, que no Brasil distribui com exclusividade a linha NOVOTEC da fabricante alemã GELITA, que transferiu e homologou a tecnologia para GELITA do Brasil.

Vanessa Arruda, gerente técnica da IMCD

A sigla CB do NOVOTEC® CB800 significa “cleaning biological”, limpeza biológica, em inglês, que forma uma película hidrofílica de longa permanência em metal, vidro, cerâmica, madeira, plástico e outras superfícies. “Durante a limpeza, a sujeira flutua na camada de proteína e pode ser deslocada da superfície apenas com um enxágue suave com água. Além disso, a nova sujeira não tem chance de penetrar no material da superfície, uma vez que o filme foi formado, até mesmo as mais agressivas, como excrementos de pássaros, resinas de árvores ou sais”, explica Vanessa.

Por ser uma solução proteica concentrada de fácil dissolução, segundo Vanessa, é um ingrediente que apresenta excelente compatibilidade com distintos aditivos, conservantes e outros compostos que fazem parte de soluções para limpeza, além de apresentar ótima estabilidade em diferentes condições de temperatura e pH.

NOVOTEC® CB 800 proporciona o efeito easy-to-clean

Vanessa acrescenta que o NOVOTEC® CB800 pode substituir outros formadores de películas, tanto hidrofílicas como hidrofóbicas, principalmente os que são sintéticos e agressivos aos usuários e ao meio ambiente. Seu efeito também pode ser potencializado com a utilização de surfactantes específicos, principalmente os que apresentam propriedades naturais de sustentabilidade. “É um aditivo inovador que está muito alinhado às principais necessidades do mercado”. O conceito inovador da linha NOVOTEC® garantiu à GELITA o prêmio “Germany Innovation Award” em 2018.

Carro próprio é desejo

O instituto Vox Populi identificou que a pandemia levou o brasileiro a uma mudança no perfil de seus desejos de posse. Os quatro itens mais desejados continuam sendo casa própria (1°), educação (2°), plano de saúde (3°) e carro próprio (4°). Olhando as edições anteriores da pesquisa, nota-se que houve uma alternância entre educação e casa própria na primeira colocação. O medo de contágio pela Covid-19 fez o carro voltar a ser objeto de desejo do brasileiro como forma de evitar deslocamentos em veículos com aglomerações.

A popularidade dos carros para o transporte diário também deverá aumentar no médio prazo em todo o mundo, segundo a Euromonitor. As famílias no Reino Unido, por exemplo, começaram a comprar carros usados ​​para evitar o deslocamento no transporte público, com tendências semelhantes também observadas em outros países europeus, bem como na China. “Os carros próprios não substituirão completamente o transporte público, especialmente nas megacidades. No entanto, eles estão se tornando uma alternativa cada vez mais atraente para os passageiros em cidades menores ou para viagens mais longas”, diz Justinas Liuima, analista sênior da indústria na Euromonitor International.

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