Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Household InnovationCiência & Tecnologia InternacionalSabão biológico deixa também a natureza mais limpa
Banner_linkedin

Sabão biológico deixa também a natureza mais limpa

  • Written by:

Químicos canadenses anunciaram a descoberta de uma substância que promete  tornar os sabões mais limpos em termos ambientais. Maude Cloutier e seus colegas criaram um novo biossurfactante

Alguns dos biossurfactantes mais seguros para os seres humanos e com melhor biodegradabilidade são baseados em moléculas chamadas ramnolipídios, mas há um problema: essas substâncias são feitas pela Pseudomonas aeruginosa, uma bactéria patogênica prejudicial ao homem. “Se quisermos obter todos os benefícios dos ramnolipídeos, precisamos cultivar essas bactérias patogênicas em grande escala. E, como isso é um risco para a saúde, a indústria está procurando alternativas,” explicou o professor Charles Gauthier.

A equipe encontrou substâncias similares aos ramnolipídeos na Pantoea ananatis, uma bactéria não patogênica, e então desenvolveu uma técnica para sintetizar quimicamente essas moléculas, que foram batizadas de ananatosídeos.

A indústria já está demonstrando interesse por esses novos biossurfactantes porque o processo de síntese é simples e passível de ser escalonado para fabricação em escala industrial.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Inovação tecnológica 15.07.2021

Comments are closed.

Parceiros