Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Household InnovationEmpresas & NegóciosUnipar planeja fábrica de cloro-soda no Nordeste
Banner_noticias_hhs

Unipar planeja fábrica de cloro-soda no Nordeste

  • Written by:

A Química Unipar Carbocloro planeja operar uma nova fábrica, desta vez no Nordeste do Brasil. A quarta fábrica da Unipar Carbocloro, que já tem operações na região Sudeste e na Argentina, pode ser construída do zero – um projeto greenfield, com investimentos de algumas centenas de milhões de reais – ou ser adquirida, disse ao Valor o CEO Mauricio Russomanno

“Estamos analisando todas as possibilidades”, disse o executivo, que faz viagem a três estados do Nordeste – Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia. O objetivo da viagem é mapear os locais que oferecem as melhores condições – logística, acesso a insumos essenciais, disponibilidade de água e energia – para um futuro investimento.

“Do ponto de vista comercial, já sabemos que faz sentido ir para o Nordeste. Agora estamos começando a avaliar a área ”, disse Russomanno. Na região, o déficit na rede de abastecimento de água chega a 27% e, para cumprir a meta de universalização prevista no novo marco de saneamento, serão necessários altos investimentos.

A intenção da Unipar é produzir cloro e explorar as oportunidades de negócios que surgirão na esteira da nova estrutura. Não está nos planos acoplar uma linha de produção de PVC à futura unidade, pelo menos inicialmente. Segundo o executivo, a decisão final de investimento deve ser tomada em 2022.

Como parte da estratégia de expansão que passa pelo core business, a Unipar já vinha avaliando a compra da planta de cloro-soda da Compass Minerals em Igarassu, em Pernambuco.

Com capacidade instalada de 1,55 milhão de toneladas por ano, a indústria brasileira de cloro e seus derivados opera com alta ociosidade. Apesar disso, estima-se que seriam necessárias entre 600.000 e 700.000 toneladas de capacidade adicional para atender às necessidades decorrentes da meta de universalização no país.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: O Petróleo 06.09.2021

Comments are closed.

Parceiros