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Limpeza e bem-estar: consumidor está mais atento ao chão em que pisa

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Covid-19 e diversidade de superfícies dinamizam segmento de cuidados com os pisos

Por Estela Mendonça

Embora muito se tenha discutido sobre a importância de manter as superfícies limpas e desinfetadas, especialmente aquelas que poderiam ser tocadas com as mãos, desencadeando a propagação do coronavírus, dentro de casa, os consumidores também passaram a olhar com atenção para o chão onde pisam, mesmo quando abandonam logo na porta os sapatos que vieram da rua, aumentando os cuidados com limpeza, desinfecção e cuidados com dos pisos.

Paulo Engler, diretor executivo da Abipla

Paulo Engler, diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA), constata que atualmente há uma série de produtos destinados ao tratamento de pisos, como limpadores com ação perfumada, detergentes e itens para dar brilho e proteção. “Por conta da pandemia, houve um aumento de demanda por produtos de desinfecção, como água sanitária e desinfetantes. O momento pede uma atenção maior com o controle de patógenos em superfícies, então, é natural que este movimento ocorra. No entanto, é necessário que os consumidores, tanto domésticos quanto institucionais, respeitem as instruções de manipulação e diluição contidas nas embalagens dos produtos”.

O diretor da entidade ressalta que o processo de desinfecção é estudado com muito zelo pelos fabricantes. “Estamos vivendo uma das maiores crises sanitárias da história e a sociedade se conscientizou de que os produtos de limpeza são uma espécie de ‘primeira vacina’ contra diversos tipos de contaminações. Por isso, o cuidado, não só com pisos, mas com qualquer tipo de superfície e ambiente, tende a ser mantido no futuro”, avalia, citando entre as principais tendências os itens com ação múltipla, que podem unir, por exemplo, limpeza perfumada, ação detergente e desinfetante em um só produto.

Repensando estratégias

“Com a pandemia, tivemos que repensar algumas de nossas estratégias, como, por exemplo, além de focar em produtos de limpeza e cuidados de tecidos e roupas, também pudemos analisar a necessidade dos consumidores em manter ainda mais a rotina de limpeza”, revela Rodrigo Padilla, vice-presidente de Downy e Ariel da P&G Brasil, que em 2020 lançou o Ariel 3 em 1, o único multiuso hoje no mercado que pode ser utilizado para lavar roupas, além de pisos e superfícies, e o Downy Spray Higienizador Multiuso que também pode ser usado em roupas/tecidos, superfícies e utensílios.

Rodrigo Padilla, vice-presidente de Downy e Ariel da P&G Brasil

Para o lançamento, a empresa levou em conta que por trás do aumento do interesse dos por higiene, ter produtos inovadores que atendam essa demanda em diferentes categorias é uma solução para facilitar o dia a dia dos consumidores. “O Ariel 3 em 1 foi lançado para atender essa necessidade, com a função de limpar roupas, superfícies e pisos, além de trazer algum tipo de conforto dentro e fora de casa, já que analisamos que mais de 65% dos consumidores usam detergentes para a roupa e para lavar pisos e superfícies, sendo um ‘truque’ para economizar tempo e dinheiro”, explica.

Ariel 3 em 1 limpa roupas, superfícies e pisos

Já o Downy Spray Higienizador é capaz de matar 99.9% das bactérias, mantendo o perfume Downy como diferencial. “Esses lançamentos buscam cada vez mais trazer praticidade e segurança nos lares brasileiros, de modo que a equação de custo e benefício faça sentido”.

Downy Spray Higienizador Multiuso para roupas e superfícies

De acordo com pesquisas realizadas pela P&G, as principais demandas do consumidor, em tempos de pandemia e em relação aos produtos, são limpeza profunda, remoção do mau odor, possuir um bom aroma e dar proteção quanto a germes tanto dentro quanto fora de casa.  “Hoje, os consumidores estão adotando comportamentos compensatórios para fortalecer a eficácia da limpeza, acrescentando novos produtos às suas cestas para complementar o que já fazia parte de sua rotina”, diz.

Embalagens maiores

Outro ponto de mudança constatado pela empresa foi que, com a pandemia, os consumidores querem produtos para lavar suas roupas, superfícies e pisos com ainda mais frequência e buscam embalagens maiores para saírem de casa o menor tempo possível. Padilla avalia que eles estão mais atentos com que tipo de produto seu dinheiro está sendo gasto, preferindo não se arriscar em comprar marcas desconhecidas e gastando um pouco mais para ter a segurança de usufruir de um produto de qualidade.

Para Padilla, o envolvimento com a categoria também aumentou, pois as pessoas que antes não eram responsáveis pelas tarefas do lar passaram a exercê-las e, com isso, começaram a notar a diferença na performance dos produtos. Isso impacta em como os consumidores interagem com as marcas, como buscam informações e também percebem a importância de focar na qualidade dos produtos para que minimize o risco de um dinheiro mal investido, apreciando e valorizando ainda mais os valores das marcas.

“Acredito que mesmo após a pandemia, a higiene continuará a ser relevante, já que o consumidor está ainda mais preocupado em estar limpo e livre de quaisquer germes, bactérias, entre outros problemas relacionados à saúde. Com base em nossas análises, podemos afirmar que o brasileiro, mais do que mudar seus hábitos por conta da pandemia, intensificou o que já está enraizado em sua cultura de alta higiene e limpeza, e a expectativa é que isso não mude nos próximos anos”, finaliza.

Cuidados específicos

Focada em formulações específicas para diferentes tipos de superfícies, a marca Noviça, da Bettanin, oferece Noviça Pisos Cerâmico, Noviça Pisos Porcelanatos, Noviça Pisos Laminados e Vinílicos, Noviça Limpa Rejuntes e Noviça Pisos Uso Externo. “Eles possuem alta performance para a limpeza, ação concentrada e tratamento de superfícies. Além disso, a linha Noviça Pisos garante uma limpeza profunda sem muito esforço, proporcionam auto brilho e formam uma película protetora que repele as sujeiras”, afirma Thabata Cristina dos Santos Lima Kraemer, gerente de marketing.

Thabata Kraemer, gerente de marketing da Bettanin

Thabata enfatiza que os revestimentos são importantes elementos na composição de um ambiente interno ou externo e, cada vez mais, existem diferentes tipos de pisos em uma casa, necessitando um cuidado específico. “Antigamente, tínhamos poucas opções de produtos de limpeza e acabávamos usando somente um para limpeza de toda a casa. A Noviça entendeu a necessidade do consumidor que quer o melhor para sua casa e investiu em produtos que trazem alto desempenho na limpeza, com o cuidado necessário para as mais diversas superfícies. Temos como tendência o aumento da diversificação dos materiais utilizados nos pisos, tudo para tornar a casa mais aconchegante”.

Segundo a gerente, a linha foi lançada em dezembro de 2019 e, ao longo de 2020, registrou um crescimento exponencial. “Entendemos que essa linha veio para ficar e os consumidores aprovaram. O impacto da Covid-19 em relação à limpeza dos pisos virou uma premissa, assim como qualquer superfície onde possamos ter contato. Manter a limpeza dos pisos internos e externos faz parte da higienização para mantermos o ambiente o mais seguro possível”.

Bettanin aposta em formulações específicas com Noviça Pisos

Nano proteção

Rodrigo Matos, CEO da Nano4you, indústria que oferece soluções para limpeza, manutenção e conservação de superfícies, além das linhas automotiva NT Auto, residencial Econano e industrial e corporativa Performance, para limpeza dos pisos destaca sua mais nova solução de limpeza, o BIO7 Soluções, um multilimpador ecológico, concentrado e com alto rendimento, podendo fazer 128 litros de produto final com 1litro de produto concentrado.

Rodrigo Matos, CEO da Nano4you

Para proteção, a Nano4you possui alguns produtos específicos: Nano Protege Porcelanato, Nano Protege MG (para mármore ou granito) ou se o piso for de madeira, a sugestão é a utilização do Duramax Shine que, além de impermeabilizar o piso, proporciona  brilho e aquele aspecto de novo. “O maior benefício é que os produtos que trabalhamos são sustentáveis”.

No caso do Nano Protege Porcelanato, segundo Matos, ele é biodegradável, de base aquosa sem solventes e pH neutro. Quando aplicado no piso, diminui a absorção de sujeira, água e óleo, protegendo da formação de manchas. Ele age impregnando até 3 mm na superfície, criando uma tensão artificial, em vez de formar película, não alterando o aspecto  e a cor.

Para matos, a principal mudança de comportamento de consumo foi que as pessoas passaram a tratar os pisos como um bem de valor agradado da casa. “Antes era apenas um piso, algo para acabamento, que depois passou a fazer parte da decoração, e agora faz parte do valor do imóvel. O porcelanato, por exemplo, era um item que não tinha no mercado, era um produto caro, até os chineses tornarem o produto mais acessível em termos de custo. A tendência do mercado é que as pessoas continuem utilizando produtos específicos para cuidar do piso, pois na totalidade, acaba saindo mais barato”.

Nano Protege Porcelanato reduz a absorção de sujeira, água e óleo

Naturais em alta

Stefania Bonetti, fundadora da Onda Eco

Stefania Bonetti, fundadora da Onda Eco, empresa de produtos sustentáveis, destaca que o multiuso concentrado da marca pode ser usado para limpeza de todos os tipos de pisos. “O Multiuso Onda Eco é um produto natural, biodegradável, hipoalergênico e vegano para limpar nossos pisos sem sujar o planeta. Além disso, é seguro para ambientes, com circulação de crianças e pets, que acabam tendo maior contato com o chão”, garante, acrescentando que o produto previne reações alérgicas e que o principal ativo é obtido da casca da laranja.

Multiuso Onda ECO, seguro para crianças e pets

A grande tendência, para Stefania, será a busca pela saúde e pelo saudável e que haverá cada vez mais uma relação direta da limpeza dos pisos com a saúde das pessoas e de seus pets. “A palavra de 2020 foi cuidado. Mais do que nunca, cuidamos das nossas casas e das nossas famílias. Em 2021, a onda é cuidar também da casa de todos nós: o planeta. Acreditamos em um consumo consciente pós-pandemia, com escolhas responsáveis que transformem o mundo em um lugar melhor”.

Estratégia multimarcas

Marcos Santana, gerente de marketing da Gtex Brasil

A Gtex Brasil tem várias opções para limpeza e cuidados com os pisos. Marcos Santana, gerente de marketing, destaca os desinfetantes, limpadores perfumados e multiusos da linha Urca, o MOP Hiperclean,  os desinfetantes com versões perfumadas da UFE e Scarlim  e o Limpa Pisos  da Amazon H20. “O produto, elaborado a partir de terpenos extraídos da casca de laranja, proporciona uma limpeza eficiente e foram pensados para consumidores que buscam por produtos ecológicos, mas que também tenham performance”, garante.

Limpa Pisos Amazon H2O, elaborado com terpenos da casca de laranja

Santana cita números que confirmam que o consumidor está cada vez mais preocupado com a limpeza, mas principalmente com a desinfecção dos ambientes: “Houve um aumento de demanda para produtos com ação desinfetante, trazendo um crescimento de 24% em 2020 para a categoria, segundo o instituto de pesquisa Kantar. As empresas tiveram que se adequar para atender esta nova demanda. Aqui na Gtex, por exemplo, validamos a eficácia de longa duração do nosso Desinfetante Urca, que cria uma exclusiva barreira de proteção 80 horas, ou seja, o produto continua agindo e eliminando germes e bactérias por mais de 3 dias”.

A Gtex também renovou e estendeu a marca de Desinfetantes UFE, tradicionalmente conhecido na embalagem em lata, reforçando sua atuação no segmento dos desinfetantes de alta performance, além de alta eficiência na limpeza de sujidades de média e alta complexidade em superfícies laváveis.

“Nos últimos anos notamos um crescimento de pisos especiais, o porcelanato substituindo a tradicional cerâmica, o crescimento do mercado de pisos laminados e dos pisos vinílicos, além da sofisticação dos pisos de madeira. Para os consumidores de uma forma geral, o ‘cheirinho de limpeza’ é o grande sinalizador de que o ambiente está limpo e a categoria de Limpadores Perfumados tem um papel muito importante neste aspecto”, diz, ressaltando que a categoria, que cresceu 9,6% em 2020, de acordo com a Kantar, vem ganhando cada vez mais espaço.

A empresa aproveitou a oportunidade com o lançamento da linha de Limpadores Perfumados Urca Momentos, trazendo uma seleção de fragrâncias de acordo com o momento que o consumidor precisa: Purificante, Relaxante, Revigorante, Energizante e Estimulante. “Com as pessoas passando mais tempo em casa, há a necessidade de tornar este ambiente cada vez mais agradável, e a perfumação do ambiente tem um papel importante neste aspecto não apenas por sinalizar a limpeza, mas também por trazer conforto e bem estar”.

Limpador Urca Momentos Purificante

Ação duradoura

Para Giovanni Caritá Júnior, gerente de operações e marketing técnico da IPEL, empresa do Grupo LANXESS, o desenvolvimento de ativos especiais tem o grande desafio de alinhar as especificidades de cada piso e seus métodos de produção com as características funcionais requeridas, como o caso dos pisos antimicrobianos. “Já para as formulações de limpeza e higienização, a equação é alinhar as características funcionais mais buscadas pelo consumidor à praticidade de uso, aspectos como baixa toxicidade, impacto ambiental, custo-benefício e fontes renováveis, que continuam sendo um foco real na tomada de decisão dos consumidores”.

Giovanni Caritá Júnior, gerente de operações e marketing técnico da IPEL

Buscando agregar um diferencial às formulações e apoiar os fabricantes de produtos de limpeza, a LANXESS IPEL reforçou suas pesquisas em busca de ativos com ação bactericida mais duradoura e eficiência contra o coronavírus. Esse empenho resultou no lançamento de duas novas opções de produtos BHD-280 e BHD 281, para aplicação em formulações saneantes, com a função de proporcionar ação antimicrobiana de longa duração. Os produtos possuem nanotecnologia à base de complexo de prata, o que confere uma ação prolongada do produto nas superfícies aplicadas.

Caritá explica que os multiusos formulados com os ativos da nova linha, quando aplicados, proporcionam controle e eliminação de microrganismos nas superfícies tratadas, podendo ser utilizados, inclusive, em ambientes hospitalares, onde as demandas de higiene são ainda mais exigentes.   “Devido à tecnologia de estabilização usada e a combinação sinergética de ativos, os produtos têm um espectro de atuação mais amplo e ação que pode se estender por até 24 horas, combatendo a presença de microrganismos que venham a entrar em contato com a superfície tratada”.

Em relação aos cuidados preventivos contra o coronavírus, além da nova linha de produtos, Caritá conta que procura orientar os clientes para o emprego de moléculas tradicionais, como BHD-238, BHD-239, BHD-250 e BHD-255, que possuem ação comprovada contra o vírus. “Um dos mecanismos de ação dos produtos envolve o rompimento da membrana celular, pela interação do composto carregado positivamente com a bicamada fosfolipídica, levando ao vazamento do conteúdo celular e posterior morte celular. Por isso são considerados fast kill”, explica, acrescentando que outros mecanismos de ação atribuídos aos produtos são a permeação da membrana celular e a posterior degradação dos compostos celulares.

O executivo ressalta que todos os produtos foram amplamente testados e que a empresa conta com um laboratório de microbiologia, que poderá auxiliar os clientes nos testes preliminares de avaliação, a fim de definir a melhor solução para cada projeto. “A pandemia trouxe uma mudança de comportamento do consumidor, aumentando ainda mais a busca por produtos que, além de limpar e perfumar, também agreguem ação contra microrganismos. Essa mudança deve tornar-se um novo padrão, mesmo após superarmos esse momento agudo da pandemia”, aposta.

Alta demanda por ingredientes

Com base nas tendências observadas no mercado, a Factor-Kline prevê que o mercado de ingredientes de limpeza cresça 2,7% ao ano até 2025. Segundo o relatório, as enzimas, seguidas pelos surfactantes, serão os ingredientes de crescimento mais rápido, conforme a demanda muda para produtos ecologicamente sustentáveis. Apesar de tendência de ingredientes verdes ter sido parcialmente deixada para trás durante a pandemia, a empresa de pesquisa aposta no seu fortalecimento nos próximos anos. “A tendência de longo prazo criará novas oportunidades para os fornecedores de ingredientes trabalharem com os formuladores para desenvolver soluções inovadoras que sejam verdes e eficazes em termos de desempenho de limpeza”, diz o relatório.

Analista global de household care da Mintel, Richard Hopping

No início de janeiro, a Mintel anunciou duas tendências principais para a indústria global de household: casa, segura e serena, apontado que as marcas têm um papel a desempenhar na preservação do bem-estar mental e físico, e a humanidade começa em casa, que discorre sobre a oportunidade que as marcas têm a oportunidade de fortalecer a confiança, o engajamento e a lealdade dos consumidores.

“A saúde e o bem-estar irão permear mais aspectos da vida dos consumidores, oferecendo às marcas de produtos caseiros a oportunidade de usar sua crescente importância para se posicionarem mais claramente como aliados da saúde mental, comunitária e planetária”, disse o analista global de household care da Mintel, Richard Hopping.

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