Estratégia transforma o bordão “eu que lute” em uma jornada que começou nas redes sociais e terminou no palco do “Encontro”
Para apresentar ao mercado a maior transformação de seu portfólio em duas décadas, Veja e a agência BETC Havas estruturaram uma ação de integração de marcas que une entretenimento, redes sociais e televisão. Estrelada pela apresentadora Patrícia Poeta e pela humorista Dani Calabresa, a iniciativa se apropria da expressão popular “eu que lute” para construir uma narrativa por fases que decreta o fim da batalha contra a sujeira com o novo conceito: “É o fim do ‘eu que lute’. É só passar um Veja”.
A estratégia foi desenhada em formato de contagem regressiva para construir expectativa antes da revelação na TV. Tudo teve início com uma videochamada em tom de provocação entre Patrícia e Dani, na qual as duas disputavam quem sabia lidar melhor com as “lutas” do dia a dia e combinavam um “embate” na TV. A conversa foi reverberada por bancas digitais e perfis de entretenimento no Instagram, gerando enquetes, memes e expectativas de audiência no público.
O desfecho ocorreu durante o programa Encontro com Patrícia Poeta, na TV Globo. Ao abrirem a ação comentando sobre o hábito de cozinhar e receber amigos em casa, as apresentadoras direcionaram a conversa para o drama pós-festa: a gordura e a sujeira. A ação revelou então que o verdadeiro “adversário” não era uma contra a outra, mas sim a sujeira pesada, transformando a disputa em uma aliança. No palco, Dani usou o novo Veja Desengordura Rápido” em uma assadeira enquanto Patrícia testou o novo Veja X-14 contra o limo nos azulejos, comprovando a eficiência e a facilidade das novas fórmulas.
“Todo mundo já encarou a sujeira de frente e pensou “agora eu que lute”. Este é o nosso ponto de partida. A marca entra de forma natural, leve e divertida nas conversas a partir de um comportamento cultural e decreta de uma vez por todas o fim da luta contra a sujeira.”, contam Diego Ferrite e Camila Miyamura, Diretores de Criação da BETC HAVAS.
A iniciativa faz parte da nova estratégia de comunicação da marca, que busca ir além do discurso funcional de limpeza para ocupar um espaço proprietário no entretenimento e na cultura pop. A ação integra o plano de relançamento de Veja, projeto iniciado em 2022 que envolveu mais de 5 mil consumidores e resultou na renovação de algumas fórmulas, nova identidade visual e embalagem sustentável da garrafa do tradicional Multiuso.
Para Ana Beatriz Guerra, Head de Marketing de Veja, a aposta em uma narrativa multiplataforma reflete a própria evolução da marca: “O relançamento de Veja representa uma transformação completa no ponto de venda e na relação com o consumidor. Por isso, nossa comunicação precisava evoluir para um formato de entretenimento fluido, que conversasse de forma real com a rotina das pessoas. A sinergia entre a Patrícia e a Dani nos permitiu transformar o conceito ‘É o fim do eu que lute’ em uma experiência leve, mostrando na prática e ao vivo como a inovação dos produtos facilita a vida dentro de casa”, afirma Ana Beatriz.


